Câncer
Alguns tipos de tumores podem ocorrer devido a uma deficiência na comunicação entre células. Essa comunicação é responsável por evitar a divisão celular descontrolada que pode dar origem ao tumor. Alguns estudos mostraram que tumores podem ser causados por alteração na estrutura de um tecido e que esses tumores podem ser suprimidos restaurando o ambiente do tecido apropriado. Algumas substâncias causam câncer, principalmente através de seus efeitos físicos, em vez de químicos, sobre as células. Um exemplo proeminente disto é a prolongada exposição ao amianto, um composto que ocorre naturalmente em fibras minerais.
A doença também é chamada decancróide ou decavalo, e é provocada pela bactériaHaemophilus ducreyi. Não é rara a associação decancro mole com cancro duro (sífilis primária). Estima-se que cerca de 90% dos casos de cancroide consigam ser efetivamente tratados via o uso de medicamentos. É importante também que o parceiro sexual receba o devido tratamento, caso contrário, as chances de cura são bem reduzidas. Geralmente, as úlceras têm uma melhora depois de 48h do início do tratamento, sendo que, em média, após 7 dias a situação está bem controlada. Como o contágio é feito pela prática sexual, a melhor forma de prevenir-se contra o cancro mole é fazer uso do preservativo em todas as relações sexuais. No caso de tratamento prolongado não termine o mesmo antes da data indicada pelo seu médico mesmo que os sintomas passem.
A úlcera produz fluidos que transportam as bactérias contagiosas e é transmitida a outra pessoa durante a relação oral, anal ou vaginal. O cancro duro, ou cancro sifilítico, é igualmente caracterizado por lesões1 em áreas genitais e é a porta de entrada do agente infeccioso da sífilis2, então chamada sífilis2 primária. Primeiramente, como em toda doença, você deve ir a um especialista assim que notar os sintomas em seu corpo. Se pensarmos em termos estatísticos, podemos afirmar que o câncer é a doença crônica mais curável atualmente. No Brasil estima-se que este número seja menor, devido ao fato de que os diagnósticos são feitos bem mais tardiamente. Cancro duro, herpes simples, linfogranuloma venéreo, donovanose, erosões traumáticas infectadas. Não é rara a ocorrência do cancro misto de Rollet (multietiologia com o cancro duro da sífilis).
As pessoas com baixa qualidade de vida podem ser afetadas por um transtorno depressivo maior e por outras complicações do tratamento contra o câncer e/ou a progressão da doença. Além disso, os pacientes com pior prognóstico podem relatar uma menor qualidade de vida, porque eles percebem corretamente que a sua condição médica pode ser fatal. Os cuidados paliativos são muitas vezes confundidos com a chamada "unidade de cuidados paliativos", que é aplicada em pacientes terminais.